•  inau.cpp@gmail.com
  •  +55 (65) 3664 1121

Durante o V Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU) e o Centro de Pesquisa Pantanal (CPP), foi realizada a entrega de premiação para algumas personalidades que contribuíram com o desenvolvimento e o avanço da pesquisa. 

A Diretoria Executiva do Centro de Pesquisa do Pantanal, instituiu o ‘Prêmio Pantanal de Ciência e Tecnologia’ com o objetivo de homenagear pessoas físicas e jurídicas em reconhecimento ao trabalho de produção de conhecimentos e a formação de recursos humanos para subsidiar as políticas públicas voltadas ao uso sustentável de Áreas Úmidas, com enfoque prioritário no Pantanal. Outro objetivo da premiação é de fortalecer o compromisso no que se refere à defesa, direta ou indiretamente em favor das Áreas Úmidas, principalmente o Pantanal, visando as gerações do presente e do futuro.
 

A diretora do CPP, Rose Soares entregou o prêmio ao diretor do INPP, Prof. Dr. Paulo Teixeira de Sousa Jr., ao receber a homenagem ele declarou: “Divido este prêmio com todos que fizeram parte desta jornada ao longo desses anos” disse ele, surpreso com a honraria. 

O ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Prof. Dr. Paulo Speller, através de vídeo enalteceu o trabalho de Paulo Teixeira frente ao CPP, que muito contribui para o avanço da pesquisa. 

O pesquisador Fernando André também destacou a luta de Paulo Teixeira como gestor e pesquisador no INPP. Segundo ele, o órgão é uma referência na pesquisa. Já o Prof. Dr. e pesquisador JochenSchongart do INPA, frisou que o trabalho do INPP é fundamental. 

Outro homenageado foi o Prof. Dr Wolfgang Johannes Junk, que reside na Alemanha. Ele foi representado pela Profa. Dra. Cátia Nunes da Cunha. Ela destacou a honraria concedida a ele, o trabalho e a dedicação do Dr.Junk, o seu olhar para as Áreas Úmidas.  

Uma homenagem póstuma foi dedicada a Dra. Emiko Kawakami de Resende, que trabalhou incansavelmente na defesa do Pantanal. Na ocasião, o Prof. Dr. Geraldo Damasceno Jr., da UFMS recebeu a honraria em nome dela, e a Profa. Dra. e pesquisadora, Sandra Santos, prestou uma homenagem a inesquecível Dra. Emiko, através de vídeo.   

Os depoimentos de todos os pesquisadores que prestaram homenagens, foram gravados e fizeram parte de um vídeo institutcional que foi apresentado durante a realização do V Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas (V CONBRAU).